PASTÉIS DE NATA

Origem:
Lisboa-Belém, Estremadura, todos os países lusófonos actualmente e outros não lusófonos como a China ou a Inglaterra. Um dos bolos mais apreciados para acompanhar chá, café ou como sobremesa.

História:
Os pastéis de nata eram origináriamente conhecidos por pastéis de Belém, dado serem especialidade de uma confeitaria ainda existente nessa zona de Lisboa. Tão apreciados são estes bolos que, hoje em dia, não há pastelaria nem leitaria por mais modestas que sejam, que não vendam pastéis de nata; poucos no entanto se mantêm genuínos. Há quem aprecie comê-los polvilhados com canela e açucar em pó.


Ingredientes (20 pastéis):

Massa:
300g de farinha
250g de margarina para folhados
Sal e água q.b.

Recheio:
5 dl de natas
9 gemas
9 colheres de sopa de açucar


Procedimento:
Massa:
Misturar a farinha e o sal diluído na água e trabalhar a massa até a ligar. Dividir a margarina em 3 porções. Estender a massa, espalhar sobre ela uma das porções de margarina e enrolar como um tapete. Repetir esta operação mais 2 vezes até esgotar a margarina. No final, deixe descansar 20 minutos. Em seguida, cortar a massa em fatias com cerca de 2 cm de espessura e depois colocar cada fatia sobre uma forma lisa própria para queques; rodar com os dois polegares a forma num sentido, espalhando a massa de modo a encher com ela toda a forma.


Recheio:

Levar ao lume, em banho-maria, as gemas batidas com açucar e as natas até o preparado engrossar. Deixe arrefecer e deite uma colher de sobremesa de recheio em cada forma. Levar as formas ao forno até os pastéis ficarem cozidos e tostados.


Tempo de preparação: 1h30min
Tempo de cozedura: 25 min
Grau de dificuldade: elevado ****

Comentários

Mensagens populares